terça-feira, 24 de março de 2009

Retalhos de papel

Mais um desafio do ScrapbookBrasil.com, desta vez a Selma nos desafiou a utilizar e organizar nossos retalhos de papel. Antes de começar a fazer isso, resolvi tirar uma foto dos meus retalhinhos, até que não tenho muito, procuro aproveitar bem o meu material, usando-o da melhor maneira possível.
Essa é a foto dos meus retalhinhos antes de iniciar o desafio. Tem pra todos os gostos e de todos os tamanhos.
Primeiro usei os meus retalhos para fazer cartões e um porta-retalhos, assim ficaria mais fácil organizá-los depois, já que eu teria menos papéis.

No primeiro cartão eu usei 9 retalhinhos de papéis cortados no tamanho 4,5X4,5cm e costurei para que ficasse parecido com patchwork, depois usei um furador em formato de coração para compor a florzinha. E por último colei tudo no papel de base do cartão. Não fiz a costura direto no papel de base, pois teria de colar outro papel dentro para dar acabemento.


No segundo cartão utilizei tirinhas de papel, usei um pedaço de dupla-face para colocar os pedacinhos um ao lado do outro, todos tortinhos, e passei uma costura tortinha também para dar a impressão que foram costurados ao papel de base, mas neste também colei depois por conta do acabamento.


E, por último, fiz o meu porta-retalhos, também com pedacinhos de papel.
Para fazê-lo usei uma dica da Tininha, no blog dela tem um PAP ensinando como reciclar/decorar albinhos fotográficos, ela reciclou o albinho para colocar fotos, o meu, que era para fotos 13X18, eu reciclei para colocar meus retalhinhos de papel.
Como precisava de um papel grande para poder encapar todo o álbum, achei melhor usar um papel de base, usei um papel bem fininho daqueles que vem com alguns papéis de scrap para que não solte tinta nos outros, peguei os pedacinhos de papel e coloquei uma fita dupla-face no centro do verso e fui colando um ao lado do outro, depois de todos os pedacinhos colados, passei costura zig-zag em volta de todos para fixá-los no papel de base e não ter problemas na hora de encapar o albinho.

A frente do papel ficou assim.


E este é o verso. Alguns retalhos ultrapassaram o tamanho do papel de base, deixei para cortar o excesso depois de colar no albinho.


Seguindo a dica da Tininha (não tirei foto desta parte, mas tem no blog dela), colei o papel hoeller na capa do álbum e em seguida encapei, dentro fiz o acabamento com um papel que estava encalhado desde que comecei a fazer scrap, coloquei um retalhinho de fita lilás na lombada e usei restos de alfabetos para entitular o meu álbum e fazer a carinha.

Vejam como ficou o meu porta-retalho:


Esta é a foto dele depois da organização dos retalhinhos. Separei por cor e também os lisos dos estampados.


E esta da parte de dentro. Mesmo o álbum sendo para fotos 13X18, não couberam todos os retalhos, pois alguns eram maiores que isso, então coloquei os que sobraram em um único saquinho de papel de scrap organizados pelo tamanho, pois desta forma consigo ver todos.

Espero que tenham gostado!

Beijos,

8 comentários:

Cristina Tronco disse...

UAU Cris!
acho que retalhos é com vc mesmo! fez tanta coisa linda!
já separei as tiras para fazer o cartao da borboleta, só falta montar e o principal TEMPO!

adorei que vc conseguiu aproveitar a minha dica!
bjusss

Edna Stofmeel disse...

ficou lindon Cris
bjs

Anônimo disse...

Cris, ficou tudo lindo! Você está dando um show na máquina de costura, tudo perfeitinho!!! Eu amei o seu albinho, mas para os meus retalhos eu precisaria de uns 50 desses...kkkkk Preciso tomar é vergonha na cara e começar a usar todos os meus retalhos.
Bjs!

PatiScrap... disse...

Affff, seus retalhos estão lindíssimos, Cris!!!! Amei a composição deles nos projetos, a combinação de cores e papéis!!! Tudo muito harmonioso e delicado!!!
Adorei!
Bjs!

Renata Moni disse...

Cris vc arrasou nestes cartões! Um mais lindo que o outro!
bj

Chiquerrima disse...

Vc fez um bom uso dos retalhos, parabens! Bjim

Scrap Mega disse...

olá
acabei de chegar no seu blog
já me tornei sua seguidora

e estou impressionada como podemos reaproveitar cada pedacinho de papel e ficou muito lindo cada trabalho

muito obrigada pela dica

abração

Gi Lloret disse...

Cris, que boa ideia!!!!!
Estou maluca com os meus retalhos e já não sei como organizá-los.
Obrigada pela dica!
Bjinhos.

Blog Widget by LinkWithin